COLUNA: O diagnóstico precoce da escoliose pode evitar a cirurgia da coluna vertebral
Entre os adolescentes, as meninas são as mais afetadas pelas curvaturas da coluna vertebral. A escoliose é um desvio para a esquerda ou direita da coluna vertebral, formando uma curva em forma de “S”. Pode surgir a qualquer momento da vida e por diversos motivos.
CAUSAS:
Entre elas estão as causas congênitas, degenerativas e idiopáticas, quando a causa do desvio não foi identificada. Nesses casos, a escoliose pode aparecer na infância ou adolescência.
TRATAMENTOS: As formas de tratamento são variadas e dependem do grau de curvatura da coluna. Nos casos mais graves, eles podem incluir observação do paciente ou cirurgia.
Fatores como o tipo de escoliose, a faixa etária do paciente, o grau do desvio e os sintomas apresentados pelo paciente são levados em consideração na escolha do tratamento mais adequado. O tratamento cirúrgico é indicado para casos de desvio severo ou quando há alterações neurológicas caracterizadas por irradiação de dor nas extremidades inferiores, alterações na força e sensibilidade, ou alterações no controle de esfíncteres (fezes e urina)