Que cuidados tomar ao carregar malas e fazer atividades de lazer durante as férias?

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inclua na lista de viagem os procedimentos que podem ser adotados para evitar surpresas desagradáveis    

Você está saindo de férias e, nessa altura, já está com o roteiro da viagem na ponta da língua. Lógico que já estão na lista: a máscara, o álcool gel e todos os cuidados de distanciamento social que precisam ser tomados na pandemia. Como o turismo para o exterior está com limitações, o turismo interno é a melhor alternativa. Se o medo da Covid impede a viagem de avião, viajar de carro acaba sendo a melhor maneira de “turistar” por aí. E foi levando em conta esse roteiro m que eu preparei uma lista de cuidados básicos que podem ser tomados em cada etapa da viagem para evitar qualquer tipo de dores na coluna, nas articulações e nos músculos.

Não deixe um simples movimento acabar com o tão desejado período de descanso. Não pague, nesse momento, um preço alto por erros de postura que cometeu ao longo do ano, dos exercícios que deixou de fazer ou dos cuidados que deixou de tomar. 

A lista de cuidados preventivos da dor ortopédica começa ainda nos preparativos da viagem e mudar hábitos simples já piode ajudar bastante. 

Mude a postura

É preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso.  Adote uma rotina de exercícios para fortalecer a musculatura do tronco. Fazer caminhadas e alongar o corpo ao longo do dia, são medidas simples que dão resultados rápidos quando os primeiros sintomas aparecem. Se você se conscientizar que o alongamento é parte da tarefa que você precisa realizar, já terá adotado uma importante medida para prevenir a dor nas costas. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois da tarefa. Então se vai começar a arrumar a mala faça o alongamento.

Atenção ao peso

Na hora da viagem você deve prestar atenção com o peso das malas, bolsas e mochilas. É fundamental que flexione os joelhos e distribua o peso pelo corpo para não forçar a coluna. 

Ande com cuidado

Outro cuidado é com o uso de calçados inapropriados, como tênis errado para o tipo da pisada. E você deve estar atento até na hora de ouvir uma informação ou ler algum cartaz, a pessoa nem percebe, mas é comum, nesta hora, adotar uma postura errada para ouvir ou ver melhor. A pessoa se entorta tanto que pode ocasionar o problema.   

Na viagem de carro reserve o momento de descanso

Encoste as costas por completo no banco, nada de se curvar para a frente. Nem se incline para um dos lados, forçando a coluna cervical. Os braços não devem ficar totalmente esticados e tampouco muito dobrados, limitando os movimentos. No trânsito lento ou parado, alongue pernas e braços. O simples movimento de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e também melhora todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical.Enquanto o carro estiver parado, o motorista deve movimentar o pescoço de um lado para o outro. Umas cinco vezes para cada lado é o ideal. 

Posts relacionados:


JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat