O que fazer quando a coluna trava?

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Pelo menos uma vez na vida, 8 de cada 10 pessoas terão algum episódio de dor na coluna, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A dor que pode atingir a cervical ou a lombar, muitas vezes tem reflexos para outras regiões, sendo causa importante para dores incapacitantes na cabeça e no ciático.  A situação de travamento é muito mais uma reação muscular de defesa do corpo para aliviar o desconforto e neutralizar a dor e pode ocorrer em situações comuns do cotidiano como durante um exercício matinal, ao pegar o filho no colo ou simplesmente ao fazer um agachamento. 

Mesmo que os músculos possam se destravar sozinhos é preciso ter certos cuidados nesses momento como, por exemplo, repousar em um local confortável para reduzir a dor . Faça uso também de aplicação de compressas, no local atingido,  com água morna ou bolsas de água quente, de sua preferência, envolvidas por uma toalha úmida. Tome cuidar para queimar a pele. 

Uma recomendação nesses casos é manter sempre a coluna ereta, os ombros voltados para trás e o queixo apontado para frente com o olhar na direção do horizonte.

Se após todos esses procedimentos, os sintomas continuarem ocorrendo, será necessário procurar o atendimento de um ortopedista especializado em dores na coluna para que você tenha um acompanhamento, um diagnóstico preciso e a tomada de decisão necessária pelo médico. 

Outros posts sobre coluna, dores e cuidados:

Escolha de colchão para qualidade do sono

Contusão evitável (Especial Saúde – Lesões Musculares)

Colchão amigo (Folha)

Por que sentimos mais dor no corpo em dias frios

JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat