Inverno sem dores na coluna: como tratar os problemas crônicos que aumentam nos dias mais frios do ano

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O Dr. Rogério Vidal de Lima, ortopedista, especialista em coluna esclarece 6 dúvidas
comuns dos pacientes para enfrentar os dias gelados da estação

No inverno, naturalmente, nos contraímos mais para sentir menos frio. Com isso,
assumimos uma postura de contração dos músculos dos braços, aumentamos a
curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda), interiorizamos a coluna e conseguimos
desta maneira segurar o calor do corpo. A circulação diminui, especialmente, na periferia
para que o organismo possa preservar a temperatura por volta de 36,5 graus centígrados.
Consequentemente, a circulação dos músculos também diminui e estes tendem a
permanecer num estado contrátil por mais tempo, podendo piorar as dores de origem
muscular decorrentes de “espasmos” e contraturas musculares – que são uma das dores
mais incidentes no mundo -. “A circulação a nível de articulações irão ter uma diminuição da
produção de líquido sinovial levando ao enrijecimento articular e dor”, acrescenta o Dr.
Rogério Vidal, especialista em ortopedia de coluna em São Paulo.

A contração do corpo para enfrentar o frio, que deixa músculos e articulações mais rígidos,
facilita as inflamações dos nervos. O resultado é uma piora do quadro geral dos pacientes
que têm um histórico de problemas ortopédicos crônicos. São comuns o agravamento de
artrites, artroses, dores articulares e um aumento na frequência das lombalgias, dores na
parte inferior das costas. “No caso da lombalgia, ela ocorre porque o frio provoca a
contração muscular e possibilita a neurite que é a inflamação dos nervos”, explica o Dr.
Rogério. O médico esclarece algumas dúvidas frequentes e dá dicas importantes para
enfrentar o problema nos dias mais frios do ano.

6 dúvidas sobre dores no inverno

1- Os inchaços que ocorrem em partes do corpo, como as articulações, são um sinal de um
problema ortopédico? Nem sempre, são mais significativos problemas reumatológicos,
sendo importante a avaliação por parte de um especialista.

2- Como diminuir o inchaço? Vai depender da causa e é preciso atuar para eliminar a
causa. uma medida simples é fazer a posição de Trendelenburg: elevar as pernas em
extensão para que a força da gravidade auxilie o retorno do líquido acumulado na região
inflamada. Se houver um componente vascular, as meias elásticas são indicadas,
dependendo da intensidade e frequência deste inchaço. Se o problema persistir procure o
médico.

3- Tomar banho quente e sair de casa em seguida pode causar algum tipo de problema
ortopédico? Nenhum

4- Quando está frio temos uma tendência de diminuir o esforço físico e ficar parado muito
tempo numa posição, isso pode causar algum tipo de problema? sim, uma contratura
muscular e articular de maior intensidade, gerando um círculo vicioso onde o imobilismo
gera mais imobilismo e dor e imobilismo, e assim por diante.

5- Que cuidados práticos podemos tomar mesmo diminuindo a carga de exercícios?
Respeite seu limite de dor e de capacidade do organismo. Sempre faça um bom
aquecimento antes e após qualquer atividade física. Não se esqueça de procurar ajuda de
um profissional médico para ter um bom diagnóstico e obter os melhores resultados.

6- É certo usar compressas quentes ou frias para tratar a dor nas articulações? Sim,
especialmente se houver um inchaço (edema) associado, indicamos este tipo de “banho de
contraste”, ou seja, três minutos de calor, mais um minuto de frio, e um minuto alternando
até completar trinta minutos, pois desta maneira conseguimos ativar a circulação, através
da vasodilatação e vasoconstrição dos vasos e consequentemente diminuir a dor e o
edema . De uma maneira geral nas dores agudas com edema geralmente orientamos o frio
ou contraste e nas dores crônicas, acima de três meses de duração, sem edema ou calor e
se houver inchaço a compressa fria. O tempo terapêutico é de vinte a trinta minutos.

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