Hérnia de disco: o que causa e como tratar?

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Doença afeta 5,4 milhões de brasileiros 

Sabe aquela dor na região lombar, durante as atividades físicas, que passa para as pernas? Isso pode ser um dos sintomas da hérnia de disco. No decorrer deste artigo, vou explicar melhor sobre essa doença que afeta 5,4 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. 


Você pode estar se perguntando o que seria a hérnia de disco. A hérnia de disco se dá quando ocorre um desgaste na região afetada, fazendo com que o nervo ciático seja atingido. Pode provocar dor na região lombar e outros sintomas.

Como acontece a hérnia de disco?


hérnia de disco é causada pelo envelhecimento, desgaste da região e, até mesmo, pelo deslocamento do disco in
tervertebral. A nossa coluna vertebral é formada por vértebras e, entre elas, há o disco intervertebral, responsável pelo amortecimento do impacto que ocorre na coluna. 

 O disco intervertebral possui pequenos “amortecedores” e, quando eles são desgastados ou deslocados, esse disco começa a encostar no nervo ciático, fazendo com que o paciente sinta a dor, que acaba sendo irradiada para os membros inferiores.

Quais são as causas da hérnia de disco?
Normalmente, a hérnia de disco afeta pessoas de 30 aos 60 anos, mas também pode acometer pessoas mais jovens. A predisposição genética é a principal causa da hérnia de disco.

O estilo de vida do paciente também influencia muito. O paciente que é obeso e fumante tende a desenvolver a hérnia de disco. Além disso, atividades intensas, traumas e falta de postura no trabalho por muito tempo podem ser motivos geradores do desgaste do disco intervertebral

Quais são os tipos? E quais as suas classificações?
Tipos: 

Hérnia de disco cervical: os pacientes com esse diagnóstico geralmente costumam sentir dores nos braços, pescoço, ombro e na parte superior das costas.


Hérnia de disco lombar: essa afeta a região inferior do paciente, é quando ocorre a compressão e inflamação dos nervos, causando dor na região lombar e, até mesmo, nas nádegas e pernas. 

Classificações:
Abaulamento discal: o disco apenas passa levemente do seu limite;
Protrusão discal: quando há ruptura do disco, mas o ligamento externo ainda está íntegro;
Extrusão discal: ruptura do anel fibroso externo e expulsão de fragmento central do disco;Sequestro: quando o fragmento do disco migra para baixo ou para cima no canal vertebral.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Dor lombar

Dor lombar irradiada para o membro inferior,Alteração da sensibilidade como “formigamento”,  “dormência”,  “anestesia” em alguma região do membro inferior. Quando há uma piora do quadro pode ocorrer a diminuição de força em algum movimento das pernas.Além desses sintomas, o paciente também pode sentir dores quando estiver em pé, sentado, ao tossir e espirrar, além das dores durante as atividades físicas.

Quais são os tratamentos? 

  • Medicações
  • Endoscopia
  • Cirurgia 
  • Fisioterapia


JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat