Hérnia de disco: é possível tratar sem cirurgia

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A técnica é usada para aliviar a pressão sobre a raiz nervosa e o paciente recebe alta no
mesmo dia

De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 10 pessoas 8 terão algum episódio de dor na coluna ao longo da vida.

Normalmente, as dores nessa região são causadas por problemas no equilíbrio do sistema musculoesquelético do nosso corpo. Diversos fatores podem causar esse desequilíbrio e o desalinhamento desse sistema, causando sérios danos à coluna.

A hérnia de disco é um dos problemas mais comuns, caracterizada por dores na região lombar que surgem, muitas vezes, após a prática de atividades físicas, movimento brusco na região abdominal ou algum outro tipo de impacto.

A hérnia de disco é causada pela compressão da raiz nervosa e pelo deslocamento da hérnia para trás. “As dores são, normalmente, resultado de um desgaste na região que faz com o que o nervo ciático seja atingido, causando as dores no local afetado”, explica o ortopedista Rogério Vidal, especialista em dores na coluna.

Tratamento da hérnia sem cirurgia

No Brasil, a doença afeta 5,4 milhões de pessoas, segundo o IBGE. A cirurgia é uma das opções de tratamento, mas deve ser realizada apenas em casos específicos, quando o paciente perde a força nos membros. Já no caso da hérnia de disco, quando o paciente não perde a força nos membros, o indicado é um tratamento não invasivo, feito com a
descompressão da raiz nervosa.

“O nome dado para esse tratamento sem cirurgia é a descompressão percutânea do disco intervertebral, que é um procedimento rápido, dura em torno de uma hora “, destaca o Dr. Rogério.

Segundo o médico, o paciente é sedado para o procedimento que retira um pedaço do disco intervertebral. “Nós usamos uma agulha fina para chegar à região afetada e aliviar a pressão sobre a raiz nervosa. Não há cortes e o paciente recebe a alta no mesmo dia”, conclui o Dr. Rogério.

JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat