Dor na coluna é principal motivo para afastamento de trabalho

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A hérnia de disco e os transtornos similares da coluna estão no topo da lista

como as principais causas de quase 50 mil afastamentos segundo o INSS

Os problemas ortopédicos ainda representam as principais causas de afastamento do trabalho, de acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2020 e 2021, a Covid-19 está no topo da lista, mas, ainda sim, os distúrbios ortopédicos são os mais incapacitantes na sequência.

Distúrbios osteomusculares, ou seja, aqueles relacionados a dores nas costas, articulações, tendões e músculos, e as fraturas ou traumas, são enfermidades que representam 14 dos 20 motivos pelos quais as pessoas precisam ser afastadas do trabalho.

A hérnia de disco e os transtornos similares da coluna estão no topo da lista como as principais causas de quase 50 mil afastamentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, oito em cada dez pessoas terão algum problema de coluna durante a vida, mas a maioria dos casos podem ser evitados.

De acordo com o ortopedista e especialista em Coluna, Dr. Rogério Vidal, é a partir dos 40 anos que, normalmente, as pessoas começam a sofrer com as consequências de uma vida repleta de erros de postura, maus hábitos na hora de dirigir, usar o computador, carregar um peso ou, até mesmo, se deitar de forma errada. Além disso, a falta de condições no local de trabalho é um problema.

Mudar hábitos simples pode ser a solução para resolver alguns problemas de coluna, como alerta o Dr. Rogério Vidal. “A primeira medida para evitar esse tipo de problema é corrigir a postura diante de atividades básicas diárias. É necessário também que a pessoa pratique exercícios regularmente e se mantenha no peso ideal”.

Alongar-se durante o dia é uma forma de evitar as dores, explica o ortopedista. “O alongamento precisa fazer parte do dia-a-dia. É uma tarefa essencial para quem quer prevenir as dores. São medidas simples, como movimentar o pescoço da esquerda para direita, fechar e abrir a mão, entre outros. Se a pessoa se conscientizar dessa necessidade, não há dúvida de que muitos problemas serão evitados”.

JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat