Dor crônica: o que é e o que fazer?

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba quais são os sintomas e tratamentos da dor crônica e a sua diferença em relação a dor aguda

Sabe aquela dor que persiste? Em qualquer parte do seu corpo, se uma dor é contínua por mais de três meses, ela é considerada uma dor crônica. E será que essa dor tem cura? Essa é a pergunta que mais recebo nos atendimentos em consultório

Sim, a dor crônica tem cura, mas é preciso fazer um tratamento adequado, com a ajuda de um ortopedista para o diagnóstico, e um fisioterapeuta para auxiliar no tratamento.

Quando uma dor se torna crônica?

Já sabemos que a dor crônica é aquela que dura mais de três meses, agora vou explicar para vocês como identificar, como saber quando a dor é crônica. Normalmente, a dor crônica apresenta disfunções no sistema nervoso ou, até mesmo, nas fibras nervosas afetadas.

Isso faz com que a dor seja associada a outras doenças, como artroseartrite reumatoidefibromialgia ou, até mesmo, câncer. Quando a dor é associada a essas doenças, ela é apenas um dos sintomas da doença.

Como é a dor crônica?

Como qualquer dor, ela traz uma sensação desagradável no local em que dói, ela também pode ser influenciada por questões emocionais, além das questões físicas, como nos casos de ansiedade e depressão. Lembrando que ela pode surgir em qualquer parte do corpo e a sua causa não tem um motivo específico.

Qual é a diferença entre dor crônica e dor aguda?

É comum as pessoas confundirem esses tipos de dores, afinal, as duas são intensas, causando um desconforto enorme ao paciente. Mas, como já dito, a dor crônica é uma dor persistente, ela pode durar meses, mas também pode durar anos e acaba interferindo no dia-a-dia da pessoa. Ela pode surgir depois de uma lesão ou infecção.

Já a dor aguda não dura por muito tempo, ela surge devido a algum ferimento ou machucado específico no corpo e vai desaparecendo gradualmente, à medida que se obtém a cura. Depois que ela desaparece, a pessoa consegue voltar às suas atividades do cotidiano normalmente, sem nenhuma interferência.

Como é o tratamento?

dor crônica tem cura, mas para isso é preciso fazer um tratamento intensivo na região afetada. Existem quatro tipos de tratamentos, sendo eles: medicamentos, acupuntura, fisioterapia e cirurgia. Lembrando que, cada caso é um caso, e o tratamento é feito após o diagnóstico médico, em que o especialista recomenda o melhor tratamento para o seu tipo de dor.

JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat