Dicas para preservar a coluna nas viagens do fim de ano

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Alongamentos e cuidado com o peso da mala são alguns quesitos obrigatórios
para quem vai enfrentar longas horas na estrada  

Levar a casa na mala de viagem ou passar horas no trânsito sem ao menos alongar os braços e as pernas são situações comuns para pessoas que vão viajar no fim do ano. O que muitos não esperam é que esses descuidos podem desencadear alguns problemas na coluna. Pensando nisso, o especialista em coluna Dr. Rogério Vidal traz dicas para que a viagem de descanso não precise ser encurtada. 

Atenção com a postura 

O Dr. Rogério Vidal  afirma que um erro de postura ao volante pode custar caro quando o assunto é a famosa dor nas costas, que pode limitar a pessoa em atividades básicas.  

A falta de postura pode fazer uma pessoa trocar o lazer pela sala de fisioterapia, por isso é importante ter alguns cuidados para não sofrer um problema na coluna e colocar por terra  uma viagem tão esperada”.  

Posição do banco 

A posição do banco quando se está dirigindo é um dos pontos mais importantes para quem não quer sofrer com dores nas pernas, braços e principalmente na coluna. O especialista comenta que é fundamental ajustar o banco do carro da forma correta para evitar dores.  

 “É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar apoiada. O banco não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente, porque, com o tempo, se a pessoa tiver alguma predisposição a ter algum problema na coluna, ela pode desenvolver uma hérnia de disco ou um desgaste precoce desse disco na coluna”.  

Faça alongamentos   

O longo tempo parado no trânsito pode ser ideal para alongar pernas e braços, indica o Dr. Rogério Vidal.  

“O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical”.   

Outro alongamento considerado fundamental pelo Dr. para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço.  

“Quando o carro está parado, o motorista pode movimentar o pescoço de um lado e de outro, pode ser umas cinco vezes de cada lado. Só esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão, porque ele está se movimentando e fazendo um alongamento básico”, explica o especialista. 

Cuidado ao carregar as malas 

O peso da mala também é um grande vilão para a coluna e a viagem esperada pode ser interrompida também por uma simples falta de postura na hora de carregar peso, ou ao abaixar para levantar a sua mala.  

“No momento de um simples flexionar do joelho para pegar a mala, a pessoa pode sofrer uma dor intensa, que a levará direto para o hospital. Por isso, é preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso. Evite sobrecarga de peso na mochila de viagem e não faça movimentos bruscos”, afirma Dr. Rogério Vidal.    

comece já o trabalho de prevenção  

Alongar o corpo durante o dia e também a prática de caminhadas são medidas que podem auxiliar na prevenção de dores na coluna. O especialista relata ainda que essas medidas simples podem também dar resultado quando os primeiros sintomas aparecem. 

“Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia-a-dia, esse já é um ponto fundamental para prevenir as dores. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois da tarefa”. 

Conheça os principais inimigos da coluna:   

  

• Postura inadequada durante as atividades físicas.  

• Sedentarismo.  

• Ganho de peso  

• Ergonomia inadequada, no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá).  

• Colchão e travesseiro inadequados.  

• Uso de notebook no colo, mal acomodada na cama, etc.  

• Sofás, poltronas e cadeiras com espuma gasta, pois provocam afundamento.  

• Banco de carro fundo, embreagem ou pedais muito duros.  

• Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar.

JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat