Atividade Física na Pandemia é destaque em publicações on-line

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Reportagens reforçam a ideia da importância dos exercícios mas chama atenção para a proteção da coluna vertebral

Como já destaquei em outras oportunidades aqui no blog. A  Atividade física é algo fundamental, todo mundo tem que fazer. 100% das pessoas precisam fazer, mesmo que exista algum problema associado. Mas é essencial que o tipo de atividade física seja ajustado às limitações de cada pessoa. Quem tem algum problema na coluna, por exemplo, precisa ter um reforço da musculatura e manter uma postura correta durante a atividade para evitar uma lesão.

É preciso ter um acompanhamento individual porque qualquer descuido pode trazer sérias consequências, especialmente lesões ósseas e musculares, e a estrutura do corpo mais sensível a problemas desse tipo é a coluna vertebral. 

Como fazer exercícios físicos na Pandemia, Dr. Rogério?

Essa é uma pergunta frequente por causa das limitações forçadas pelo distanciamento social. E muita gente foi buscar as respostas nas Redes Sociais e canais de influenciadores que ensinam exercícios e dão treinos on-line “bombaram” no último ano. A mudança de hábitos na pandemia afastou alunos das academias e obrigou muita gente a iniciar uma rotina de exercícios físicos em casa, quase sempre, por conta própria. Eu não aconselho que os meus pacientes façam atividades físicas que são ensinadas nos vídeos, por causa do risco de algum tipo de lesão.

Home-office e as dores na coluna

Além dos exercícios físicos em casa na quarentena, uma outra atividade tem sido motivo de preocupação para a #dor lombar, o trabalho em casa – o já conhecido home-office, que pode ter chegado para ficar. Se por um  lado há ganhos adicionais com o trabalho remoto, nem sempre são tomadas as devidas precauções com a ergonomia. Ficar horas, sentado ou deitado, na cama trabalhando na frente do computador ou mesmo usando aquela cadeira que você já tinha em casa não é recomendável para quem não quer sofrer as consequências de uma eventual  #dor na coluna. 

Sobrepeso pode agravar o problema e dificultar o tratamento, aponta especialista 

É a partir dos 40 anos que você começa a perceber com mais frequência os efeitos de uma vida inteira de erros de postura, uma herança de maus hábitos na hora de usar o computador, segurar o telefone com o ombro ou até mesmo de se sentar para realizar uma tarefa ou descansar.  As dores começam a ser diárias, você já não acha uma posição confortável e vira um viciado dos relaxantes musculares.  

É hora de procurar um médico e buscar o tratamento adequado.

Veja o conteúdo completo em Atividades físicas ou laborais em casa podem causar danos à coluna e acesse outros posts em que eu falo sobre dores nas costas  :
Dor nas costas: todo mundo um dia irá sentir essa dor
https://rogeriovidal.com.br/dor-nas-costas-qual-a-causa-e-como-tratar/

Abaixo os links de alguns veículos que publicaram o texto sobre esse assunto: 

Portal Metrópoles

Portal Mundo do Marketing 

Portal É Pop Na Web

Portal Pier Magazine

JÁ VAI EMBORA?

Assine nossa news para ficar informado sobre nossas novidades.

Open chat